O objetivo de praticamente todas as operações industriais de ensacamento, é encher e selar com precisão e velocidade, seja através de sacos com válvula ou sacos do tipo boca aberta. Os sistemas de ensacamento automáticos de MCK Handling, para sacos com válvula, são indicados para embalar sementes, peletizados, granulados, farelados e produtos em pó, entre outros.
O design dos sacos é projetado para fechar automaticamente após o enchimento. Dessa forma, a necessidade de uma etapa para a vedação é descartada, agilizando a linha de produção.
Porém, esse modelo de ensacamento não é indicado para todas as indústrias. Se o produto não fluir bem o suficiente, será necessário optar pelos sacos de boca aberta, que requerem um segundo estágio na linha produtiva para o fechamento e vedação por calor ou costura. Essa modalidade de preenchimento exige mais atenção do operador do que o preenchimento do saco com válvula.
Sistemas automatizados e Robóticos
A escolha de um sistema de ensacamento, seja automático ou robótico, deverá basear-se, no tipo de produto que se pretende acondicionar. Existem máquinas e sistemas automáticos próprios para ensacar produtos líquidos, sólidos, gelatinosos, em pó, cremes, etc. E existem sistema que podem ser projetados com robôs.
Números de sacos por minuto
Capacidade de cada saco em mililitros, litros, gramas ou quilos.
Seguidamente, determine qual o tipo de embalagem que melhor se adequa ao produto a ensacar, nomeadamente:
O formato inicial do produto de embalagem, que podem ser bobinas de filme, sacos pré-formados, etc;
As dimensões finais do saco, tendo em conta o volume do produto.
Comments